Instituto de Cardiologia de Porto Alegre duplica leitos de UTI

03-02-2013 18:13

 

O Instituto de Cardiologia, da Fundação Universitária de Cardiologia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inaugurou sua nova UTI Cardiológica. Com a reforma e ampliação, que contou com investimentos na ordem de R$ 900 mil, a capacidade de atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intensivos foi duplicada: o número de leitos passou de 15 para 29.

O local foi remodelado dentro de modernos conceitos de instalações hospitalares e com uma preocupação adicional de, além dos aspectos técnicos, agregar a humanização da atenção à saúde, que é paradigma do Hospital e da nova Unidade.

Foram instalados novos equipamentos, rede de gases medicinais, rede de lógica com fibra ótica, rede elétrica, centrais de monitorização e respectivos monitores e demais equipamentos com tecnologias de última geração. Além disso, foi instalado um tablet em cada box que, integrado à rede informatizada de prontuários, permitirá um processo assistencial mais ágil, dinâmico e eficiente.

Para atuar na nova UTI, o Instituto de Cardiologia contratou uma equipe de 52 novos profissionais da saúde altamente especializados no cuidado a pacientes graves. São nove médicos cardiologistas/intensivistas, sete enfermeiros e 36 técnicos de enfermagem, que se somam às equipes do Instituto para atender a esses pacientes.

"A valorização da vida e a atenção integral à saúde de nossos pacientes são nossos princípios fundamentais. Além de profissionais competentes e tecnologia de ponta, colocamos à disposição de nossos pacientes e seus familiares um cuidado humanizado, pois o ser humano e seu bem-estar são o centro de nosso trabalho e dedicação", afirma o superintendente-geral do Instituto, Alberto Beltrame.

Além desta nova UTI, o hospital conta ainda com outras unidades com leitos de cuidados intensivos, como a Unidade de pós-operatório cardíaco e UTI pediátrica que, somados aos novos, totalizam 66 leitos.

 

Voltar