Qual o melhor requisto para se escolher o curativo de inserção de catéter?

09-09-2011 18:14

Segundo Dirceu Carrara, Enfermeiro Chefe da Unidade de Controle de Infecção Hospitalar do InCor / HC FMUSP, a VISUALIZAÇÃO é uma ação da visão que permite a identificação e o reconhecimento de dados para posterior análise e tomada de decisões. Está condicionada a cognição humana.

Neste sentido os Filmes Transparentes são recomendados para a proteção do sítio de inserção dos cateteres intravasculares, pois permitem a visualização direta destes. Têm a vantagem de oferecer excelente aderência, apoio firme (estabilização), boa tolerabilidade, facilidade de aplicação e menos necessidade de substituições. Os últimos dois elementos poupam o tempo e melhora o resultado dos cuidados de enfermagem e diminuem os custos.

Tão importante quanto à instalação e fixação segura de um dispositivo vascular é a sua manutenção e prevenção de complicações como, por exemplo, infecção do sítio de inserção, desta forma podemos afirmar que a visualização rotineira do sítio de inserção é ferramenta chave na detecção precoce das complicações.

Descrevemos a seguir o que acreditamos ser um filme transparente ideal, fato que estamos muito próximos de alcançar com a velocidade da inovação tecnológica.

o  Ser estéril
o  Não interferir na função da pele
o  Constituir uma barreira para contaminação exterior
o  Permitir a visualização
o  Controlar a microbiota da pele
o  Promover a fixação e estabilização do dispositivo
o  Ser de fácil aplicação e remoção
o  Não comprometer a integridade da pele e do dispositivo
o  Promover conforto ao paciente que necessita de acesso vascular
o  Auxiliar na estabilização do vaso no momento da punção
o  Moldar-se a anatomia local
o  Não interferir na mobilidade do paciente

Voltar